Sejam Bem Vindos ao Blog da ONG Leão

Aqui você encontrará notícias sobre meio ambiente, informações sobre o que acontece em Sabará, principais projetos e realizações da ONG Leão.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

MOLEQUE MATEIRO É EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO DE JANEIRO



Foto: Turma do pré-vestibular em atendimento pelo Moleque Mateiro Floresta da Tijuca – Bairro Bela Vista.

Em meio ao caos e ao cosmo na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, o Projeto Moleque Mateiro é Educação Ambiental. O Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Rio de Janeiro – CJRJ – com trilhas interpretativas na Floresta da Tijuca realiza trilhas monitoradas para estudantes. A Floresta que um dia foi um cafezal hoje realiza educação ambiental e ensina criança e jovens de todas as regiões da cidade uma nova forma compreender os processos de evolução da humanidade e da relação humana com o meio ambiente.

Moleque Mateiro é um grupo de educação ambiental que busca por em pratica o seu lema de estar aprendendo com a natureza. A relação homem e natureza se faz necessária em nossas vidas. A natureza sempre nos ensina o que fazer e como fazer.

Orientados pelo professor de Geografia, Felipe Albino, os jovens são convidados em conhecer a Mata Atlântica. Um circuito de cinco horas é realizado dentro da Floresta da Tijuca. Segundo o Felipe, a Floresta é um espaço de aprendizagem e atividade. “Estamos em um local onde escravos e carros de boi passaram. Temos aqui pés de Jacas, Eucaliptos, entre outras formas de flora no país. Já teve atendimentos que os jovens avistaram bicho-preguiça,” diz Felipe Albino.

Entre uma trilha e outra a história da Floresta é relembrada tornando-se instrumento de educação para os visitantes. Dentre os pontos de atração que mais chamam atenção do público estão a Cachoeira das Almas e a vista da Pedra da Gávea. A diversidade encontrada no parque, como os chafarizes que jorravam águas aos trabalhadores, as casas e suas estruturas, as trilhas e seus caminhos, mostram para todos que a educação ambiental é de extrema importância para compreensão do mundo. A oportunidade de entrar na mata, ouvir a natureza e aprender com ela é única.

Há quatro anos o Projeto Moleque Mateiro que tem por objetivo oportunizar crianças e jovens o contato direto com a natureza vem envolvendo e desenvolvendo a Educação Ambiental na cidade do Rio de Janeiro.


“Moleque Mateiro faz trilha pra chegar na cachoeira.
Moleque Mateiro aprende mais fácil que brincadeira.
Moleque Mateiro não suja e nem joga lixo no chão
E é contra a poluição.”

Música criada em um atendimento do Projeto a uma escola de educação infantil da cidade.

Viva o Rio de Janeiro e a Educação Ambiental do Brasil!!

Para mais informações acessem www.molequemateiro.com.br

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Gostei de saber que o CJ-RJ está desenvolvendo um projeto tão interessante de EA em Unidade de Conservação! Parabéns!

    Parabéns também Waguinho pela iniciativa de colocar aqui informação também de atividades de outros estados!

    Saudades!

    ResponderExcluir
  3. eu sabia... pessoas tão legais como o CJ RIO só poderiam fazer um trabalho "PAID´Gua" (trasução: muito bom)
    Saudações Caboclas
    Gilson Dias- CJ/PA

    ResponderExcluir