Sejam Bem Vindos ao Blog da ONG Leão

Aqui você encontrará notícias sobre meio ambiente, informações sobre o que acontece em Sabará, principais projetos e realizações da ONG Leão.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Parque Natural Municipal Chácara do Lessa

O Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, trata-se de uma região de interesse ecológico com área de 129.53.87 hectares, onde se pode encontrar uma significativa diversidade biológica, pois é possuidor de um importante remanescente de mata atlântica representada pela tipologia de floresta estacional semidecidual, que recobre grande área da unidade de conservação. Nas cotas altimétricas de maior elevação e na parte leste da unidade de conservação, nos deparamos com a vegetação de cerrado, representado pela tipologia de cerrado “propriamente dito”.

O parque está localizado entre as coordenadas 19º 52’ 44’’ de latitude e 43º 48’ 33’’ de longitude. Adjacente à área urbana, mais precisamente próxima à sede do município é contornada no setor sul, sudeste e sudoeste da unidade de conservação por bairros residenciais. Os demais limites fazem divisas com a zona rural. Por este motivo, foram incorporadas novas áreas de vegetação de cerrado ao parque e estão em estudo outras áreas para serem acrescentadas, evitando-se assim, processos de expansão urbana em direção a unidade de conservação. Hoje o parque recebe visitas monitoradas para grupos de estudantes, com trilhas interpretativas, brincadeiras e dinâmicas.

Um comentário: